inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Cortando Pela Raiz 3 Manifestações Patologias Comuns em Edifícios

 

 “Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

                                                                             Autor Desconhecido

Figura 1 – Grandes ideias surgem da preparação diária.

      Pedro sempre foi uma pessoa organizada e que gostava de tudo perfeito ao seu redor. Pois bem, aos 31 anos, após vários anos de ralação no trabalho, conseguiu comprar um apartamento dos sonhos. Tudo bem que já estava um pouco defasado no tempo, afinal o empreendimento já tinha por volta de 20 anos desde a inauguração. No começo, era tudo uma maravilha, tentando se adaptar aos poucos a nova rotina. Porém, com o passar dos meses, a dor de cabeça aumentou progressivamente, e o motivo é conhecido por inúmeros brasileiros: a falta de manutenção preventiva e corretiva.

      O condomínio do Pedro apresentava infiltrações constantes no subsolo (Já imaginou como ficava em épocas de quadra invernosa?), instalações elétricas sem a proteção adequada, falta de abastecimento de água devido ao esgotamento da vida útil do poço, mau cheiro nos banheiros e tantas outras manifestações. E como quase todo condomínio brasileiro não havia dinheiro ou profissionais habilitados para corrigir tudo isso. Afinal, alguns dos problemas do apartamento do Pedro não poderiam ter uma solução simples ou barata que o ajudasse no dia a dia?? Nunca é cômodo conviver com isso!!

      Inicialmente, é sempre bom lembrar alguns posts já divulgados nesse blog, tais como:

      “Ahh, vocês já falaram muito disso, qual a novidade??!!”

      Sim, é um assunto bem debatido aqui, mas afinal, o seu conforto diário não é uma prioridade constante???

      Vamos em frente, Vamos ajudar o nosso querido Pedro!

     O nosso querido amigo mora no 1° Pavimento Tipo, o mais barato que tinha na época da compra. À noite, ele escuta alguns barulhos esquisitos vindo do banheiro e de vez em quando escuta outros provenientes da área de serviço. Em um desses dias atípicos, ele encontrou restos de cocô de rato pequeno da máquina de lavar roupa. Prontamente, levou a reclamação ao síndico que surpreso disse que era impossível qualquer rato aparecer no condomínio, porque havia diversos pontos com produtos químicos que evitavam a entrada de roedores na área comum. Além disso, os zeladores apresentavam desempenho formidável com a limpeza das áreas comuns, nunca sendo avistado nenhum tipo de animal estranho.

      Como poderíamos solucionar isso então?? Pedro foi conversar com um grande amigo da época do colégio, o Tiago (Atualmente, esse amigo é um engenheiro conceituado no ramo de patologias em edificações). Depois de algumas horas de discussões e aprendizados, o amigo indicou que o problema poderia percorrer todo o condomínio sem aparecer em nenhum momento aos olhos dos funcionários.

      Mas como??

            Peça para olharem as suas caixas de inspeção e outras caixas de visita existentes no condomínio, os ratos poderão passar por ali e ir direto para a tubulação da sua casa.

    A) ANIMAIS ESTRANHOS NA TUBULAÇÃO

Figura 2 – Exemplo de caixa de visita em uma casa.

      Em muitas cidades brasileiras, os Órgãos Públicos responsáveis pela a aprovação de projetos hidrossanitário não obrigam o impedimento do contra fluxo de água das instalações de esgoto. Logo, tudo que vai também poderá retornar, ou seja, é um caminho de dois fluxos. Olha o que pode acontecer em sua casa….

Figura 3 – Imagem assutadora para qualquer morador.

     Solução simples e barata por apenas 150 reais?? Uma conexão de válvula de retenção de esgoto. Pronto!! O Fluxo só irá percorrer um sentido. Adeus ratos!

Figura 4 – Válvula de retenção de esgoto.
Figura 5 – Funcionamento dessa conexão.

     UFA!

 

     Menos um problema para o nosso companheiro, mas podemos mais!

B) INFILTRAÇÃO NO SUBSOLO

     A vaga do Pedro fica bem embaixo de uma infiltração na laje do térreo, próxima a uma antiga jardineira (Retiraram a jardineira para aumentar as vagas de visitantes no Térreo). Mas, e a impermeabilização? Foi feita?

      Principalmente, em prédios antigos, os projetos somem com o passar dos anos (são tantas administrações diferentes e reformas constantes). Então, conversem com algum funcionário antigo, o zelador, geralmente, permanece durante anos no mesmo posto de trabalho.

      Então vale a pena ver se eles deslocaram algum ralo, deixaram alguma tubulação embutida na laje sem a devida proteção. Como vocês já sabem, a execução da impermeabilização tem que seguir as boas práticas (Veja o nosso Faça Você mesmo do INSTAGRAM).

      Em sua maioria, as falhas de impermeabilização são ocasionadas em ralos sem a devida proteção, nas subidas das paredes e em tubulações aparentes e embutidas na laje. Raramente, há problemas nas emendas das mantas (Aconselha-se a sobrepor uma com a outra por 10 cm).

Figura 6 – Proteção extra em ralos.
Figura 7 – Proteção em tubulação aparentes.

 

Figura 8 – Exemplo da emenda de 10 cm entre as mantas.
Figura 8 – Exemplo da emenda de 10 cm entre as mantas.

C) REVESTIMENTO CERÂMICO EM FACHADA

      Show de bola, o Pedro conseguiu resolver as questões dos ratos e das infiltrações na garagem. E como vai resolver a cerâmica que cai a cada 3 meses? O síndico sempre chama o Antônio (O faz tudo do condomínio), ele troca toda uma área, mas parece que a área afetada sempre aumenta com o passar do tempo.

      Outra dica importante para prédios antigos: fazer o ensaio de arrancamento!!

      Veja alguma empresa que realize o ensaio de extração do testemunho (Nada mais é que utilizar um equipamento que “puxa” a cerâmica do local de aplicação, os quais resultados vão demonstrar em qual camada houve o rompimento e qual a energia aplicada). A importância desse ensaio é GIGANTESCA para que você fique embasado no real problema de seu revestimento cerâmico aplicado em fachada.

      Por exemplo, você acha que a executora desse prédio de 30 anos tinha um sistema de qualidade eficiente? Importava-se com a utilização dos materiais? Será que a areia utilizada no traço do emboço era de boa qualidade? Talvez tivesse um aspecto de argila??

      Nada melhor que a prevenção, e a gente do INOVA preza por isso. Então, aprenda conosco como se faz um revestimento cerâmico de qualidade e o que ele precisa ter. Deixe o Antônio (“O faz tudo”) de lado e resolva o problema de vez!!

LINK YOUTUBE INOVACIVIL REVESTIMENTO CERAMICO

MORAL DA HISTÓRIA

      Nem toda solução de engenharia precisa ser COMPLICADA OU CARA. Engenharia é, antes de tudo, racionalização e simplicidade, ou seja, tem que apresentar economicidade, celeridade e eficiência. Obviamente que se deve sempre consultar um especialista para ter o embasamento técnico necessário para resolver as dores de cabeça do condomínio. Mas, o Pedro conseguiu vislumbrar algumas possíveis soluções que poderão ajudá-lo no dia a dia do condomínio. É sempre bom ter uma noção do assunto antes de conversar com alguém, afinal os vendedores de carro de hoje em dia não tem mais dificuldades em vender? Todas as informações dos veículos (inclusive o preço) estão a um clique na internet. Por que a engenharia não?

 

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso