inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

PISOS: Os 5 principais tipos na construção civil

Você sabe que tipo de piso escolher para a sua obra? Qual é o melhor piso para cada tipo de ambiente? O que deve ser levado em consideração para fazer essa escolha? Qual o melhor custo benefício?

Se você está fazendo o projeto ou executando uma obra ou uma reforma e não sabe que tipo de piso deve usar. Esse artigo é para você! Vamos falar um pouco sobre os 5 tipos de pisos mais usados nas construções brasileiras em que locais eles podem ser utilizados e quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo.

CONTEÚDO EM VÍDEO NO FINAL DA PÁGINA

Os pisos são classificados em categorias e dentre delas costumamos ter vários tipos de pisos.

Ao escolher o piso nós devemos levar em consideração fatores como o custo, a estética, o local

Que ele vai ser instalado, se esse local tem muito tráfego, qual o tipo de tráfego, se é de pessoas,

De veículos, qual a frequência desse tráfego, entre diversos outros fatores.

  1. Pisos cerâmicos e pétreos

Pisos dessa categoria estão entre os mais usados no brasil pela sua qualidade quanto pelo fato do Brasil ser um grande produtor mundial e exportador desses materiais.

Entre os pisos cerâmicos e pétreos, o tipo mais famoso são os pisos cerâmicos

Os pisos cerâmicos podem ser usados tanto áreas internas quanto externas, eles são impermeáveis, então podem ser usados em áreas molhadas. É um material muito prático, tem boa durabilidade e a sua manutenção e limpeza é bem simples. Tudo isso faz com que esteja entre o mais usados na construção civil. Além disso, os pisos cerâmicos têm uma variedade enorme de tamanhos, cores, preços e formatos. Tudo isso faz com que ele se adapte a estética dos ambientes com facilidade e que o custo benefício desse tipo de piso seja muito bom.

A desvantagem dos pisos cerâmicos é que eles não suportam bem tráfego de veículos e são vulneráveis a abrasão, que é o desgaste da superfície, se forem cerâmicas esmaltada.

Figura 1 – Cerâmicas.

Qual é a diferença de esmaltada ou não esmaltada?

O esmalte é aquele acabamento do lado superior da cerâmica, o esmalte dá o um acabamento lustroso e impermeabilidade ao objeto. As cerâmicas não esmaltadas são compostas somente pelo seu material original q é a argila e outras matérias primas inorgânicas.

Essa matéria-prima passa por uma calcinação, ou seja, uma queima em altas temperaturas e adquire resistência mecânica, dureza e rigidez nesse processo. As mais usadas em pisos são esmaltas, as não esmaltadas são usadas para outras peças cerâmicas como cobogós.

Figura 2 – Cobogós.

Ao escolher pisos esmaltados é necessário estar atento ao PEI, não só nas cerâmicas esmaltadas, mas também em outros tipos de pisos como porcelanato por exemplo.

O que é PEI?

O PEI é um índice que classifica os pisos de acordo com a resistência ao desgaste devido ao uso. Esse índice varia de 1 a 5

– PEI 1: é considerado baixo, indicado para uso em quartos, banheiros residenciais. Locais onde o fluxo não costuma ser alto, em que normalmente os causados são chinelos e não agridem o piso.

– PEI 2: é considerado de resistência média, indicado para ambientes residenciais em que é comum o uso de calçados mais agressivo, exceto para cozinhas e entradas.  

– PEI 3: é considerando de resistência média/alta. É indicada para ambientes residenciais que sofrem mais desgaste como cozinhas, entradas, corredores, sacadas, entre outros.

– PEI 4: é considerado de resistência alta. Ele é indicado para locais onde existe um tráfego elevado, como lojas, restaurantes, escritórios. Também pode ser usado em alguns ambientes externos.

– PEI 5: é considerado de altíssima resistência, sendo o mais indicado para ambientes externos e de grande tráfego como shoppings, aeroportos, áreas públicas.

  • Porcelanatos

Outro tipo de piso bem comum e bastante parece com os pisos cerâmicos são os porcelanatos. Eles se destacam por sua elevada qualidade, eles possuem uma resistência elevada e também têm uma grande diversidade de acabamentos que podem ser polidos, acetinado, esmaltado ou natural.  

O porcelanato polido recebe uma camada que dá brilho ao piso. Ele não é indicado para áreas molhadas, sendo utilizado para ambientes secos como quartos e salas. Ele é impermeável mais fica muito escorregadio quando molhado.

Os porcelanatos acetinados possuem menos brilho e é o mais usado em áreas úmidas como banheiros, lavanderias, entre outras.

Figura 3 – Porcelanato esmaltado.
Figura 4 – Porcelanato acetinado.

Os esmaltados recebem um esmalte parecido com a da cerâmica, esse esmalte permite que o material receba estampas diferenciadas, eles são indicados tanto para ambientes seco como úmidos. Já o porcelanato natural é muito utilizado em áreas externas.

Os porcelanatos são aquecidos a temperaturas mais altas que as cerâmicas, consequentemente ele possui os poros bem mais fechados, por isso, a sua aplicação deve ser feita com argamassas quem têm aderência mais aderência como o tipo AC III ou AC II, sendo o melhor usar argamassas do tipo AC III.

Se você tem alguma dúvida sobre essa questão de argamassas, temos um artigo falando somente sobre os tipos de argamassas incluindo as variedades de argamassas colantes. Clique aqui!

  • Laminados

Os laminados são muito usados por quem quer um acabamento em madeira, mas não quer gastar tanto assim. São produzidos a partir de madeira aglomerada o que torna o material muito mais barato que os pisos feitos puramente de madeira.

A instalação desse tipo de piso é bem simples, eles são encaixados e podem ser instalados até mesmo por cima de outro piso, desde que esse outro piso esteja nivelado é claro. Eles são muito usados em ambientes como escritórios, quartos, salas e outros ambientes secos. Não são indicados para ambientes molhados como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Figura 5 – Piso laminado.
  • Tábua corrida          

É um piso que não é sustentável por que é feito com madeira natural e tem um custo muito elevado em comparação aqueles que simulam o acabamento em madeira. A cor das tábuas depende da cor solicitada no projeto e do tipo de madeira.

 Esse tipo de piso deixa o ambiente muito bonito, mas requer cuidados especiais, sua limpeza deve ser feita com produtos próprios para pisos de madeira, eles não podem ser molhados e são facilmente riscados, então é necessário proteger o piso em caso de mudanças de móveis.

Figura 6 – Piso de tábua corrida.
  • Pisos de pedras naturais:

Eles são divididos de acordo com o tipo de pedra utilizada, um dos mais conhecidos é o mármore. Os pisos de mármore dão muita beleza e sofisticação ao ambiente, eles têm uma boa variedade de tons que se adaptam a diversos ambientes. É material que possui um custo considera elevado e é indicado para ambientes internos, o mármore é sensível a abrasão, então ele mais indicado para área que n possua um fluxo muito grande de pessoas.

Outro tipo muito comum é o piso de ardósia, ele é considerado de baixo custo e pode ser usado tanto ambiente internos como externos, mas não costuma ser usada em ambiente externos porque esquenta muito quando comparado a outros tipos de pedra. O piso pode ser molhado, mas é preciso tomar cuidado porque ele é bem escorregadio.

Outra pedra muito com comum é o granito. Os pisos de granitos são muito bonitos, resistentes e o seu custo não é muito elevado quando comparado ao mármore por exemplo, por isso ele é usado em ambientes muito diverso, além de casas, também é comum o uso em shoppings, supermercados, aeroportos e diversos outros locais.

CONTEÚDO EM VÍDEO:

Referências:

Figura 1 – Disponível em: < https://golocall.com/fathima/search/Wall-Tiles-In-Perambur-Pattabiram-Avadi-Anna-Nagar-Thiruvanmiyur-Ambattur-Maduravoyal-Valasaravakkam/ > ;

Figura 2 – Disponível em: < https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/tipos-de-tijolos/ > ;

Figura 3 – Disponível em: < https://lojasalves.com.br/porcelanato-polido-ou-esmaltado-conheca-a-diferenca-entre-eles/ > ;

Figura 4 – Disponível em: < http://www.corretanet.com.br/site/dicas/1295-porcelanato-acetinado-como-revestimento-e-decoracao.html > ;

Figura 5 – Disponível em: < https://www.decorfacil.com/como-colocar-piso-laminado/ > ;

Figura 6 – Disponível em: < https://pisoemmadeira.com.br/pisos-de-madeira-e-assoalhos-quais-sao-as-madeiras-ideais/> ;

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso