Os túneis estão tornando-se opções cada vez mais viáveis para as rodovias brasileiras, principalmente devido à intenção do Poder Público em investir nos caminhos mais curtos para o escoamento da produção. Além disso, há a necessidade latente da implantação do metrô nas cidades, proporcionando a melhoria no deslocamento dos cidadãos.
Essa metodologia da engenharia tem diversas vantagens e desvantagens quando comparados aos cortes para a passagem das rodovias (Figura 2), como:
Lado Positivo dos Túneis em relação aos Cortes
Economia no traçado da rodovia. Por exemplo, não irá precisar subir morros inviáveis, basta apenas “atravessá-lo”;
- Menor índice de desapropriações;
- Ocorrência mínima de manutenção em relação aos taludes que deverão ter intervenção contínua;
- Menor impacto ambiental.
Lado Negativo dos Túneis em relação aos Cortes
- Mão de obra especializada;
- Custos fixos, como iluminação artificial, ventilação e outros;
- Investigações complexas e caras no solo.
1. ESCAVAÇÃO, AUXILIADA POR EXPLOSIVOS, PARA A CONSTRUÇÃO DOS TÚNEIS
Embasados pelos estudos preliminares (sondagens, escolha do traçado, tamanho da seção, viabilidade, planejamento, orçamentos e outros), a equipe responsável pela obra escolhe os funcionários, os equipamentos e a rotina de trabalho para esse empreendimento.
Inicia-se, geralmente, a escavação por meio de explosivos, nos quais a direção, a ordem de explosão e a locação dos furos são previamente determinadas, para que não haja complicações na hora decisiva. No Brasil, os explosivos são fiscalizados e regulados pelo Exercito Brasileiro (Figura 3), evitando que esses materiais caiam em mãos erradas (sabemos que isso não é 100% verdade, será explicado adiante).
Os equipamentos, com softwares capazes de evitar erros corriqueiros no alinhamento dos explosivos, são conhecidos como Jumbo (Figura 4).
2. CONSTRUÇÃO DE TÚNEL POR MEIO DOS EQUIPAMENTOS TBM(“TATUZÃO”)
Um método menos impactante para o subsolo e ambiente no entorno do local da obra é a escavação por máquinas TBM (Tunnel Boring Machine), Figura 5. Diversos túneis mundiais já foram escavados por esse tipo de equipamento, como o Eurotúnel no Canal da Mancha, Túnel dos Alpes Suíços e tantos outros.
Basicamente, o TBM é uma máquina capaz de perfurar em diversos tipos de materiais, desde rochas com resistência de 300 MPa a terrenos arenosos, sem a necessidade de explosivos.
LINK COM O FUNCIONAMENTO DO TBM
https://www.youtube.com/watch?v=NeO3k4C0tnQ
LINK COM O MEGATATUZÃO NA ESTAÇÃO REPÚBLICA DA LINHA 3 – VERMELHA
https://www.youtube.com/watch?v=aEitdL0iwg0
CONSTRUÇÃO DO EUROTUNEL
https://www.youtube.com/watch?v=7NobGnlDh4k
Algumas vantagens e desvantagens desse método:
VANTAGENS
- Não provoca abalos sísmicos devido às explosões (Importantíssimo para as áreas urbanas);
- Rápido;
- Segurança no trabalho (Sem riscos causados pelas detonações, como gases ou quedas de materiais).
DESVANTAGENS
- Custo de aquisição elevado;
- Escavam túneis de diâmetros fixos (não há a facilidade de variações);
- Mão de obra especializada.
3. SEGURANÇA
Os processos de Segurança e Medicina do Trabalho deverão ser fielmente seguidos, afinal estamos tratando com cidadãos que devem ser protegidos pelos responsáveis da obra. Ou seja, obriga-se a anteder a todas as normas, por exemplo, equipamentos de proteção individual e coletivo, equipamentos adequados para descarregamento de materiais e outros.
3.1. ESCORAMENTO
Acerca do assunto segurança, seguem algumas fotos do tipo de escoramento realizado em túneis, a fim de garantir a estabilidade do sistema, Figuras 6 e 7.
4. SERVIÇOS AUXILIARES
Obviamente, deve-se atentar para os serviços auxiliares que irão proporcionar a boa execução do serviço, como:
- Iluminação, Figura 8;
- Ventilação (Eliminando gases de fumaças, Figuras 9 e 10);
- Sinalização;
- Sistema de combate a incêndio;
- Central de comando fora do túnel.
5. TÚNEIS NO MUNDO
Há diversos exemplos de túneis ao redor do globo, desde os complexos aos simples. O INOVACIVIL irá exemplificar dois exemplos, o clássico Eurotúnel e o famoso túnel usado em um assalto cinematográfico em Fortaleza/CE.
5.1. EUROTÚNEL
Um dos túneis clássicos no mundo, o Eurotúnel marcou época e demonstrou a capacidade engenhosa dos seres humanos no século 20. Afinal, a construção durou sete anos e envolveu, direta e indiretamente, 15 mil pessoas, 15 empresas e 5 bancos dos dois países (França e Inglaterra).
Em suma, esse túnel tem a extensão de 50,45 km e liga a cidade de Folkestone na Inglaterra com Coquelles na França, Figuras 11 e 12. A Figura 13 demonstra alguns detalhes do caminho em corte.
5.2 ASSALTOS A BANCOS
A Engenharia tem como princípio aplicar o conhecimento em prol da sociedade, economia e o meio ambiente, porém há pessoas que a utilizam em benefícios próprio em detrimento dos outros.
O Assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza em 2005 é um exemplo disso cujo potencial de leso à instituição bancária foi de incríveis 164 milhões de reais. O túnel teve como características a profundidade de 4 metros, 80 metros de extensão e 70 cm de diâmetro. Além disso, havia iluminação provisória, sistema de ventilação e escoramentos.
5.3. ACIDENTES
Esses métodos construtivos deverão ser realizados da forma mais prudente e cuidadosa possível, embasados com todos os estudos geotécnicos, ambientais e da engenharia como um todo, já que esse tipo de obra poderá ser alvo de sinistros, Figuras 17 e 18. Por isso, CUIDADO! Esteja sempre cercado dos melhores funcionários possíveis e com o melhor conjunto de informações para que as decisões sejam racionais e seguras.
6. CONCLUSÃO
Constatou-se que a construção dos túneis deverá ser realizada por pessoas capacitadas no assunto, nenhum marinheiro de primeira viagem deverá assumir a responsabilidade total de uma obra dessa magnitude. Por isso, sempre estude a respeito dos projetos previamente disponibilizados.
No Brasil, a tecnologia, principalmente com as máquinas do tipo TBM, está tomando de conta, auxiliando na construção de túneis seguros e eficientes.
Nunca é demais lembrar-se da segurança envolvida no processo, esteja sempre atento ao dia a dia, converse com os responsáveis pela essa área, analise os recalques do solo ocasionados pelas escavações e tenha sempre cuidado para que não ocorra nenhum desastre.
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