inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Tipos de Tintas: Tudo o que Você Precisa Saber

As tintas são um componente importante na construção civil pois elas proporcionam proteção e acabamento ao substrato. Apesar de parecer simples, os sistemas de pinturas geram muitas dúvidas na hora da sua execução, afinal é necessário que o substrato esteja com o preparo adequado para receber a tinta, além disso,  também é preciso escolher o tipo de tinta mais adequado para cada ocasião, o que não é uma tarefa fácil quando se considera a diversidade dos tipos de tintas disponíveis no mercado.

FIGURA 1

Você já fez uma reforma ou começou uma obra do zero e não sabia que tipo de tinta escolher? Qual tinta você vai considerar no orçamento? Será que a tinta só muda a cor? 

Com certeza não é apenas a cor que muda!

Nós temos diversos tipos de tintas para diferentes usos, com diferentes preços e acabamentos, então se você vai reformar ou construir é muito importante conhecer os tipos de tintas disponíveis no mercado. 

Por isso, aqui vamos falar sobre os principais tipos de tintas, o que levar em consideração na hora de escolher e também alguns detalhes mais técnicos sobre os sistemas de pintura. 

  • TIPOS DE TINTAS E ACABAMENTOS

Existe uma enorme variedade de tintas no mercado, tintas para parede, para madeira, superfícies metálicas, para pisos, com acabamento fosco, acetinado, semibrilho, para ambientes internos ou externos. São inúmeras opções e aqui vamos falar sobre os principais e as características que você precisa conhecer na hora de escolher. 

Falaremos adiante sobre os tipos de acabamentos disponíveis para cada tinta, então é importante explicar logo a diferença entre eles. As tintas podem ser de acabamento fosco, acetinado ou com brilho. 

Acabamento fosco: deixa a parede com um aspecto mais aveludado e disfarça as imperfeições que a parede pode ter.

Acabamento acetinado: tem um brilho discreto e é um dos mais utilizados. 

Acabamentos com brilho: como o próprio nome informa é mais brilhante, ele acentua as imperfeições das paredes por que ele reflete mais a luz. Então se você deseja um acabamento com brilho, tome o cuidado de  garantir que a parede esteja livre de  imperfeições. 

  • LÁTEX PVA

A tinta PVA é muito usada em casas e é a que tem um custo mais baixo, é solúvel em água, não possui cheiro forte, e tem uma aplicação bem fácil. 

A grande desvantagem desse tipo de tinta é que ela não é impermeável, ou seja, não é lavável. Se for usada em ambientes úmidos como cozinhas, lavanderias e etc, a tinta vai ficar manchada. Para realizar a limpeza pode-se usar no máximo um pano úmido e com bastante cuidado. 

  • ACRÍLICA

A tinta acrílica possui uma quantidade maior de resinas acrílicas, essas resinas são o composto responsável por formar a película de tinta quando ela é aplicada e pela maior parte das características físicas e químicas, então é ela que determina o brilho, a aderência, a secagem e diversas outras características do produto. 

A tinta acrílica possui um custo mais elevado, isso porque ela tem um qualidade bem maior. As vantagens de usar essa tinta são a melhor cobertura já na primeira demão, a limpeza é mais fácil que na tinta PVA, pois ela é mais resistente e impermeável, não apresenta cheiro forte e é solúvel em água. 

Por ser impermeável elas são indicadas para áreas externas, sujeitas à ação de intempéries e ao desbotamento, e também para áreas sujeitas a umidade e sujeiras, como cozinhas e banheiros. 

Além disso, existem também as tintas acrílicas super laváveis, elas podem ser usadas em ambientes com grandes tráfego de pessoas e que precisam de limpeza com frequência, por elas formam uma espécie de filme resistente que tem menos aderência de sujeira. Você pode encontrar essas tintas no mercado em acabamento fosco e brilhante.

  • EPÓXI

A tinta epóxi possui um polímero que endurece com facilidade, esse polímero proporciona uma resistência muito elevada às tintas epóxis. Devido a sua resistência muito alta elas esse tipo de tinta é indicada para superfícies de caixas d’água ou banheiras e locais que exigem resistência mecânica elevada como pisos de garagens, industriais e comerciais.

A epóxi é produzida nas versões à base de solvente e à base de água, apresenta um acabamento brilhante e alta resistência à abrasão e a produtos químicos, podendo ficar em contato direto com a água.

É possível encontrá-las no mercado nos acabamentos brilhantes ou acetinados.

  • ESMALTES

As tintas esmaltes não são usadas em paredes, elas são usadas principalmente para madeiras e metais. Elas são fabricadas em versões solúveis em águas e em solventes, se ela for a base de solventes é necessário aguarrás para diluir a tinta e também para limpar os pincéis e rolos depois. 

Esse tipo de tinta tem um cheiro bem forte, principalmente no esmalte a base de solvente, a aplicação é bastante trabalhosa e a secagem é lenta. O principal benefício é a sua uma ótima resistência a sol e chuva, então é ideal para áreas externas. 

Outra informação importante é que os esmaltes sempre têm um pouco de brilho, mesmo nas versões com acabamento fosco. 

Esses são os tipos de tintas mais usados na construção civil. 

FIGURA 2
  • SISTEMAS DE PINTURA

Agora que eu já sei qual tinta escolher eu posso comprar a tinta e começar a pintar? Não. 

A pintura exige alguns cuidados, então vou falar um pouco aqui sobre sistemas de pintura

Um sistema de pintura possui uma tinta de fundo, ou primer, uma massa de nivelamento, a massa corrida, e a tinta de acabamento. 

A função da tinta de fundo é preparar a superfície para receber a pintura, ela vai uniformizar e diminuir a absorção do substrato. A tinta de acabamento é o material mais caro no processo de pintura, diminuir a absorção é diminuir o seu consumo e economizar na quantidade de material gasto. 

A massa de nivelamento, a massa corrida é responsável por nivelar a superfície, corrigir imperfeições e deixar a superfície lisa, pronta para o acabamento. 

E a tinta de acabamento é aquela que nós já conhecemos e falamos sobre seus tipos aqui no vídeo. Ela vai dar o acabamento final da parede. 

Sabendo disso, é só seguir os passos para a pintura. 

Lixar a parede para deixar a superfície lisa,  limpar com um pano para remover partículas que podem prejudicar a aderência. Depois disso aplicar massa corrida nas imperfeições, e lixar a massa corrida para deixar tudo perfeito.

Depois disso, é só aplicar a tinta de fundo, esperar ela secar e aplicar a tinta de acabamento que você escolheu. Normalmente são necessárias duas demãos da tinta de acabamento, a segunda só deve ser aplicada depois que a primeira secar. 

FIGURA 3

Veja esse conteúdo em vídeo:

REFERÊNCIAS

Figura 1 – Disponível em: < https://goldencor.com.br/blog/os-diversos-tipos-de-tintas-e-suas-aplicacoes >;

Figura 2 – Disponível em: < https://www.decorfacil.com/como-pintar-madeira/ >;

Figura 3 – Disponível em: < https://www.upconsorcios.com.br/blog/chega-de-casa-velha-faca-um-consorcio-de-reforma >;

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso