inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Tipos de Solos na Engenharia Civil

Toda obra iniciada do zero precisa começar com uma boa análise do solo para entender como o solo se comporta quando uma pressão é aplicada sobre ele. Por isso, conhecer os tipos de solos é algo extremamente, afinal só possível fazer um bom dimensionamento e execução das fundações de uma estrutura conhecendo as característica de cada tipo de solo para identificar o que está presente na construção em questão e determinar qual é o melhor tipo de fundação a ser usada.

FIGURA 1

O terreno é uma parte extremamente importante de qualquer construção, afinal é ele quem vai dar sustentação a todas as cargas vindas da edificação através da fundações. Não conhecer o solo em que está construindo pode causar falhas na fundações e trazer problemas graves durante e após a execução da obra. 

  • Quando é necessário fazer uma sondagem solo?

Não existe obrigatoriedade da realização de sondagem para obras de pequeno porte, mas construções um pouco maiores em que as cargas aplicadas no solo são elevadas é obrigatória a execução da sondagem para identificar as características do local.

Apesar da sondagem não ser obrigatória para obras de pequeno porte é interessante ter uma análise mínima do terreno para evitar acidentes futuros. 

Um exemplo dessa importância é ocorrido no morro do bumba aqui no Brasil. 

Na região do morro diversas casas foram construídas em cima de um lixão desativado, o que tornou o solo instável, isso solo somado às chuvas no local fez com que diversas dessas casas fossem levadas em um desabamento de terra. 

FIGURA 2

TIPOS DE SOLOS

Alguns tipos de solo são mais rígidos e por isso muitas vezes não necessitam de fundações profundas. Enquanto outros sofrem mais deformação, nesse caso é necessário a utilização de fundações profundas. Aqui nós vamos apresentar os principais tipos de solos e suas características, mas esses tipos na realidade se misturam de infinitas formas, fazendo de cada solo único, por isso cabe aos profissionais analisar e escolher a melhor fundação a ser usada. 

Os principais tipos de solos são arenoso, siltoso e argiloso. É importante frisar que nós não encontraremos um solo que é totalmente de um tipo. Por exemplo, quando classificamos um solo como argilosos estamos falando que a maior parte da sua composição é argila, mas não encontraremos nenhum solo que seja composto 100% por argila.

FIGURA 3
  • SOLO ARENOSO

FIGURA 4

O solo arenoso é o tipo de solo composto predominantemente por areia e tem uma granulometria entre 0,05 milímetros até 4,8 milímetros. Ele se movimenta facilmente e é altamente permeável, isso é um desafio para qualquer construção. 

Nesse tipo de solo normalmente são usadas estacas, as mais comuns são as estacas de concreto armado e as estacas metálicas. Esse tipo de solo é resistente quando está confinado, ou seja, quando ele não tem para onde escapar, mas ele se movimenta com muita facilidade então escavações próximas ou mesmo rebaixamento do lençol freático podem dar espaço para a movimentação do solo arenoso e acabar gerando problemas como recalque. 

Aqui no Brasil na orla de Santos aconteceu esse tipo de problema, na imagem a seguir você poderá perceber com facilidade que os prédios estão inclinados.

FIGURA 5
  • SOLOS SILTOSO
FIGURA 6

O solo siltoso possui granulometria menor que a areia e maior que a argila, um intermediário entre os dois, sua granulometria é maior que 0,005 e menor que 0,05. 

Esses solos são considerados ruins pois são difíceis de trabalhar pois a erosão e a desagregação são muito presentes nesses solos. É necessário muito cuidado ao construir nesse tipo de solo, é muito importante fazer um estudo prévio com um geólogo para entender melhor o seu comportamento e determinar o melhor tipo de fundação.

OBS: o  solo siltoso forma lama com muita facilidade, quando é usado em estradas formam lama no período chuvoso e no período seco muita poeira.

  • SOLO ARGILOSO
FIGURA 7

Para concluir temos os solos argilosos. A argila tem a menor granulometria dentre os citados aqui, com diâmetro máximo de 0,005 milímetros. 

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, é considerado bom para construir, pois ele é bastante denso e se aglutina com facilidade, isso faz com que seja um solo muito resistente quando é bem compactado e permite o uso de fundações rasas como sapatas e radiers. Mas, isso também vai depender do tamanho da obra. 

Se você tem dúvidas sobre o que uma sapata, sobre a diferença entre fundação e fundação profunda nós temos um artigo completo aqui no blog falando apenas sobre fundações. Clique aqui para acessar 

Além de ser um solo resistente ele também é muito importante para a construção civil por ser a matéria prima muitos materiais amplamente usado em nosso país como tijolos, telhas, pisos cerâmicos e etc.

Além dessa forma de classificação, os solo também podem ser classificados pela sua cor.

  • SOLOS AVERMELHADOS

O solo mais avermelhado, ou amarelado, é um solo que possui bastante óxido de ferro, normalmente é um solo bom para as fundações. 

FIGURA 8
  • SOLOS ESCUROS

Os solos mais escuros indicam  a presença de muito matéria orgânica decomposta ou em decomposição. 

É um solo muito bom para agricultura, mas não é um solo bom para fundações, ele não tem uma boa compactação e cria vazios devido a decomposição da matéria orgânica. 

FIGURA 9
  • SOLOS MAIS CLAROS

O terceiro tipo é o solo claro, que indica pouca pouca presença de matéria orgânica na sua composição. Normalmente, esses solos são arenosos e são bons para fundações.

FIGURA 10

CONFIRA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO:

REFERÊNCIAS:

FIGURAS 1, 5, 6, 8, 9, 10 – Disponíveis em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/tipos-de-solo/>;

FIGURA 2 – Disponível em: < https://istoe.com.br/64153_A+MORTE+NO+LIXAO/>;

FIGURA 3 – Disponível em: < http://mineralogiaequimicadosolo.blogspot.com/2014/04/composicao-da-fase-solida-mineral-do.html>;

FIGURA 4 – Disponível em: < https://www.mundoecologia.com.br/natureza/para-que-serve-o-solo-arenoso/>;

FIGURA 7 – Disponível em: < https://www.pedologiafacil.com.br/>.

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso