inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Os principais Aditivos utilizados no Concreto

      Os concretos estão entre os materiais mais utilizados na construção civil e dependendo da sua finalidade podem ter características bem específicas. Então para atender as necessidades e melhorar as especificidades desses materiais adicionamos produtos que chamamos de aditivos.

Figura 1 – Aditivos

      Segundo a NBR 11768(ABNT 2011) aditivos são produtos que são adicionados durante o processo de preparo do concreto em quantidade menor ou igual a 5% da quantidade de massa cimentícia contida no mesmo objetivando modificar suas propriedades no estado fresco ou endurecido. Atualmente, em países considerados de primeiro mundo, cerca de 70% dos concretos utilizados possuem aditivos. Então vamos descobrir quais são os tipos existentes, para que servem e quais a suas especificações.

Principais tipos de aditivos

  • Aditivo redutor de água/plastificante:

      As principais finalidades desse tipo de cimento são aumentar a trabalhabidade sem perder a resistência mecânica. O concreto possui uma relação a/c (água/cimento) em que quanto maior a quantidade de água na mistura menor a sua resistência, porém, diminuir a quantidade de água do concreto pode fazer com que ele se torne difícil de manusear prejudicando o adensamento e consequentemente a concretagem.

      Com esse tipo de aditivo é possível diminuir a quantidade de água usada no concreto sem perder a sua trabalhabilidade. Também temos os aditivos hiperplatificantes que realizam a mesma função, mas, possibilitam uma redução de água muito maior que plastificantes comuns.

Figura 2 – Efeito de um aditivo plastificante.

       Esses aditivos possuem moléculas que possuem extremidades laterais com cargas negativas, uma dessas extremidades aderem a pasta aos grãos do cimento (que possuem uma superfície positiva) deixando a outra extremidade negativa livre causando repulsão entra as cargas e afastando os grãos de cimento permitindo a trabalhabilidade.

Figura 3 – Ação de plastificantes.
  • Aditivo incorporador de ar (AR):

       Esse tipo de aditivo reduz a tensão superficial da água e incorpora ar ao concreto de forma controlada e distribuídas uniformemente, formando bolhas de 0,1 a 0,8mm. O excesso de ar incorporado ao concreto baixa a sua resistência mecânica então é necessário ter um controle da quantidade de ar a ser incorporado.

Figura 4 – Cimento preparado com aditivo incorporador de ar

      A vantagem desse tipo de aditivo é aumentar a resistência a deteriorações por fenômenos como gelo/degelo. Nesse fenômeno o concreto permeável absorve água que acaba congelando quando o concreto é exposto a baixas temperaturas. Esse congelamento aumenta o volume da água em cerca de 9% causando tensões e deteriorando o concreto, com esse tipo de aditivo o concreto se torna menos permeável e além disso os espaços vazios gerados servem como um espaço que o gelo pode ocupar quando é formado dentro do concreto.

 

  • Aditivos modificadores do tempo de pega (AP):

      Os aditivos aceleradores de pega servem para acelerar o processo de transição do concreto no estado plástico para o endurecido. Esses produtos aceleram bastante a velocidade de hidratação do concreto facilitando da cal, da sílica e da alumina. Geralmente, são utilizados quando não têm muito tempo disponível para esperar a secagem do concreto, o que pode poupar bastante dinheiro por evitar atrasos na obra. Uma aplicação muito comum é na indústria de pré-moldados, em que as peças precisam secar rápido para ter uma maior durabilidade.

      Os retardadores de pega fazem um processo inverso, eles diminuem a velocidade do endurecimento do concreto retardando o processo de osmose da água nos grãos de cimento. Eles costumam estar presentes em concretos industrializados que são transportados até obra, para evitar que esse concreto inicie o endurecimento no trajeto até a obra.

  • Aditivos aceleradores de resistência:

     Esses produtos aumentam a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, podendo ou não ocorrer a modificação do tempo de pega. Esse produto é muito utilizado quando se precisa obter uma alta resistência do concreto com o menor tempo de cura possível, permitindo economia de tempo sem comprometer a segurança do projeto.

  • Aditivos hidrofugantes e impermeabilizantes:

       Como o nome já indica, esses produtos são utilizados para evitar que o concreto absorva água após estar seco. Geralmente, eles têm o efeito colateral de retardar a pega.

      Os hidrofugantes podem ser sais que reagem com a cal livre da pasta de cimento e formam sais cálcicos que são insolúveis, ou um material hidrófogu semelhante, mas, que não reagem com componentes do cimento, já sendo adicionado na sua forma final. Esses materiais repelem a água devido a ação de cargas elétricas que foram formadas na superfície.

Figura 5 – Ação de hidrofugantes.

      Os impermeabilizantes são constituídos por partículas que, depois que a emulsão de cimento no meio alcalino é quebrada, e em contato com a água aglutinam-se, proporcionando a redução dos capilares e evitando a penetração da água (pequenos poros do concreto).

Cálculo da dosagem do aditivo sobre o cimento

      Geralmente, a dosagem de aditivos em um traço de concreto é feita em termos da massa de cimento utilizada e é dada em percentual, mas, é importante lembrar que se o concreto tiver a adição de outros aglomerantes além do cimento, deve-se utilizar a soma das massas de cimento e do material adicionado para realizar o cálculo da dosagem. Também é possível utilizar o volume do aditivo, desde que a sua massa específica(densidade) seja conhecida.

Para determinar a dosagem em massa:

  

Para determinar a dosagem em volume:

CONTEÚDO EM VÍDEO

REFERÊNCIAS

Figuras 2, 3,4 – Freitas Jr, José de Almendra Freitas. Materiais de Construção ( TC-031) ADITIVOS PARA CONCRETO. UFPR. 2013.

 

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso