Os concretos estão entre os materiais mais utilizados na construção civil e dependendo da sua finalidade podem ter características bem específicas. Então para atender as necessidades e melhorar as especificidades desses materiais adicionamos produtos que chamamos de aditivos.
Segundo a NBR 11768(ABNT 2011) aditivos são produtos que são adicionados durante o processo de preparo do concreto em quantidade menor ou igual a 5% da quantidade de massa cimentícia contida no mesmo objetivando modificar suas propriedades no estado fresco ou endurecido. Atualmente, em países considerados de primeiro mundo, cerca de 70% dos concretos utilizados possuem aditivos. Então vamos descobrir quais são os tipos existentes, para que servem e quais a suas especificações.
Principais tipos de aditivos
-
Aditivo redutor de água/plastificante:
As principais finalidades desse tipo de cimento são aumentar a trabalhabidade sem perder a resistência mecânica. O concreto possui uma relação a/c (água/cimento) em que quanto maior a quantidade de água na mistura menor a sua resistência, porém, diminuir a quantidade de água do concreto pode fazer com que ele se torne difícil de manusear prejudicando o adensamento e consequentemente a concretagem.
Com esse tipo de aditivo é possível diminuir a quantidade de água usada no concreto sem perder a sua trabalhabilidade. Também temos os aditivos hiperplatificantes que realizam a mesma função, mas, possibilitam uma redução de água muito maior que plastificantes comuns.
Esses aditivos possuem moléculas que possuem extremidades laterais com cargas negativas, uma dessas extremidades aderem a pasta aos grãos do cimento (que possuem uma superfície positiva) deixando a outra extremidade negativa livre causando repulsão entra as cargas e afastando os grãos de cimento permitindo a trabalhabilidade.
-
Aditivo incorporador de ar (AR):
Esse tipo de aditivo reduz a tensão superficial da água e incorpora ar ao concreto de forma controlada e distribuídas uniformemente, formando bolhas de 0,1 a 0,8mm. O excesso de ar incorporado ao concreto baixa a sua resistência mecânica então é necessário ter um controle da quantidade de ar a ser incorporado.
A vantagem desse tipo de aditivo é aumentar a resistência a deteriorações por fenômenos como gelo/degelo. Nesse fenômeno o concreto permeável absorve água que acaba congelando quando o concreto é exposto a baixas temperaturas. Esse congelamento aumenta o volume da água em cerca de 9% causando tensões e deteriorando o concreto, com esse tipo de aditivo o concreto se torna menos permeável e além disso os espaços vazios gerados servem como um espaço que o gelo pode ocupar quando é formado dentro do concreto.
-
Aditivos modificadores do tempo de pega (AP):
Os aditivos aceleradores de pega servem para acelerar o processo de transição do concreto no estado plástico para o endurecido. Esses produtos aceleram bastante a velocidade de hidratação do concreto facilitando da cal, da sílica e da alumina. Geralmente, são utilizados quando não têm muito tempo disponível para esperar a secagem do concreto, o que pode poupar bastante dinheiro por evitar atrasos na obra. Uma aplicação muito comum é na indústria de pré-moldados, em que as peças precisam secar rápido para ter uma maior durabilidade.
Os retardadores de pega fazem um processo inverso, eles diminuem a velocidade do endurecimento do concreto retardando o processo de osmose da água nos grãos de cimento. Eles costumam estar presentes em concretos industrializados que são transportados até obra, para evitar que esse concreto inicie o endurecimento no trajeto até a obra.
-
Aditivos aceleradores de resistência:
Esses produtos aumentam a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, podendo ou não ocorrer a modificação do tempo de pega. Esse produto é muito utilizado quando se precisa obter uma alta resistência do concreto com o menor tempo de cura possível, permitindo economia de tempo sem comprometer a segurança do projeto.
-
Aditivos hidrofugantes e impermeabilizantes:
Como o nome já indica, esses produtos são utilizados para evitar que o concreto absorva água após estar seco. Geralmente, eles têm o efeito colateral de retardar a pega.
Os hidrofugantes podem ser sais que reagem com a cal livre da pasta de cimento e formam sais cálcicos que são insolúveis, ou um material hidrófogu semelhante, mas, que não reagem com componentes do cimento, já sendo adicionado na sua forma final. Esses materiais repelem a água devido a ação de cargas elétricas que foram formadas na superfície.
Os impermeabilizantes são constituídos por partículas que, depois que a emulsão de cimento no meio alcalino é quebrada, e em contato com a água aglutinam-se, proporcionando a redução dos capilares e evitando a penetração da água (pequenos poros do concreto).
Cálculo da dosagem do aditivo sobre o cimento
Geralmente, a dosagem de aditivos em um traço de concreto é feita em termos da massa de cimento utilizada e é dada em percentual, mas, é importante lembrar que se o concreto tiver a adição de outros aglomerantes além do cimento, deve-se utilizar a soma das massas de cimento e do material adicionado para realizar o cálculo da dosagem. Também é possível utilizar o volume do aditivo, desde que a sua massa específica(densidade) seja conhecida.
Para determinar a dosagem em massa:
Para determinar a dosagem em volume:
[yotuwp type=”videos” id=”9-ED8N9aWow” player=”cc_load_policy=0&iv_load_policy=3″]
REFERÊNCIAS
Figuras 2, 3,4 – Freitas Jr, José de Almendra Freitas. Materiais de Construção ( TC-031) ADITIVOS PARA CONCRETO. UFPR. 2013.