inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Construção Modular: O Que É e Como Funciona!

A construção modular é uma metodologia de construção que se baseia na execução por etapas e padronização dos módulos que irão compor a edificação.

Esses módulos são produzidos nas fábricas (off-site) e transportados para a obra para serem montados (on-site).  Apesar de padronizados os módulos possibilitam a execução de diversos tipos de obras pois é possível realizar várias combinações de montagem.

“É o processo de conceber, projetar, produzir componentes e módulos de uma casa ou edifício em uma fábrica, sob condições controladas, transporta-los até o local da obra e montá-los de forma planejada, controlada, segura, eficaz e muito rápida.”

Edificação modular em processo de montagem
Figura 1 – Construção modular

Todos os componentes da edificação precisam ser fabricados e montados seguindo padrões rigorosos de qualidade e estar de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Norma de Desempenho (NBR 15575).

É importante ressaltar que os usuários têm reponsabilidade pelo correto uso e manutenção da edificação, de acordo com as especificações da norma de Manutenção de Edificações (NBR 5674).

Sendo assim, os usuários não podem efetuar modificações sem que seja feita uma consulta prévia a profissionais especializados e ao fabricante dos módulos, além disso, deve-se manter as documentações que comprovam a realização das atividades de manutenção durante a vida útil da edificação.

Construção modular e metodologia BIM

As construções modulares são fabricadas e em seguida levadas para a obra para a montagem, todos os componentes precisam se encaixar perfeitamente como se fossem peças de um lego.

Para que isso seja possível é necessário um nível de detalhe os projetos de todas as disciplinas e de precisão na fabricação e execução bem acima do que vemos acontecer nas construções feitas com os métodos construtivos mais tradicionais.

Assim como nas construções convencionais as edificações modulares possuem componentes hidro sanitários, elétricos, shafts, nichos e canaletas, itens de sistemas de ar condicionado. Todas essas componentes

Todos esses componentes precisam ser previstos e inseridos juntamente com os painéis de fechamento e ao final quando os módulos estiverem sendo montados os componentes desses sistemas também precisam de um bom encaixe para evitar problemas.

Por isso a metodologia BIM é de extrema importância para a realização de projetos para esse sistema construtivo, pois possibilita a integração entre todas as disciplinas e faz a detecção de incompatibilidades entre elas.

Além disso, com projetos na metodologia BIM o quantitativo de materiais para a orçamentação e o planejamento da obra é muito mais preciso que projetos realizados em CAD, evitando muitos problemas na obra e dando agilidade e precisão para os processos.

Tipos de edificações que podem ser feitas com a construção modular

As possibilidades de construção utilizando pré-fabricados são infinitas e a rapidez e qualidade da construção fazem com que a tendência da indústria da construção seja explorar cada vez mais esse tipo de sistema para os mais variados tipos de edificações.

A grande maioria das edificações feitas com metodologias construtivas tradicionais podem ser adaptadas para o uso da construção modular tornando viável a realização de edificações como lojas, galpões, escolas, hospitais, hotéis, residências e diversos outros tipos.

No ano de 2020 no início da pandemia de Covid-19 a China anunciou a construção de um hospital com 25 mil metros quadrados construídos e 1 mil leitos de capacidade, em um prazo de 10 dias, para atender pacientes com Covid-19.

O hospital foi construído em uma velocidade impressionante e isso virou notícias em vários países. Essa velocidade na execução só foi possível devido ao uso do sistema modular.

Os módulos pré-fabricados chegavam a obra prontos para a montagem iam sendo encaixados com ajuda de equipamentos para mover os módulos pesados e realizar os encaixes.

Hospital modular chinês em processo de montagem
Figura 2 – Hospital modular chinês construído em tempo recorde

Figura 2 – Hospital modular chinês construído em tempo recorde

Vantagens

  • Alta velocidade de produção

As atividades ficam concentradas na indústria com uma fabricação em linha de montagem seguindo processos padronizados e controlados.

Após o transporte dos módulos para a obra ocorre a montagem de forma rápida e organizada com necessidade de poucos montadores

Esse processe gera uma alta produtividade e inserção de mais tecnologias e inovações nos produtos.

  • Economia

Por ser uma metodologia de construção industrializada a economia obtida nas construções módulos é proporcional à escala de produção.

Como maior parte da produção e acabamentos são realizados na indústria aplica-se simultaneidade na fabricação dos subsistemas dos módulos e componentes.

Sendo assim, não ocorre desperdício de tempo e de mão de obra, além de reduzir os desperdícios de materiais tanto na etapa de produção na indústria quanto no canteiro de obras, possibilitando uma redução de custos nas duas etapas.

  • Minimização de atrasos devido a condições climáticas desfavoráveis

Devido ao fato de o sistema ter seu processo na indústria com controle rígido e apenas a realização da montagem na obra o cronograma é muito mais preciso e toda a obra acontece num período de tempo bem mais curto.

Como a obra acontece em um período curto de tempo, a suscetibilidade a imprevistos como condições climáticas desfavoráveis é bem menos que em construções com metodologias convencionais. 

  • Melhor qualidade, durabilidade e desempenho

Uma das principais características de metodologias construtivas mais industrializadas é a qualidade e uniformidade dos elementos produzidos na indústria.

Isso acontece por que na indústria o controle de materiais, controle dos processos executivos e a quantidade de tecnologias utilizadas na produção são bem maiores do que é possível utilizar no canteiro de obras atualmente.

Na indústria são tomados cuidados minuciosos para garantir durabilidade, conforto termo acústico, e desempenho de acordo com as especificações da norma.

Além disso, a gestão e o controle da montagem dos módulos no canteiro garantem que todos estes atributos de projeto e fabricação dos elementos sejam transferidos para o produto acabado.

  • Ambiente mais seguro para trabalhar

A indústria da construção concentra algumas atividades de risco, logo, a segurança costuma ser uma grande preocupação para as empresas do setor.

O método de fabricação e montagem das construções modulares proporcionam um ambiente mais seguro e melhores condições de trabalho que reduzem o risco de acidentes, além de reduzir o nível de ruído e poluição do ar no canteiro

  • Sustentabilidade e benefícios ambientais

As construções modulares seguem as tendências modernas de projetos com espaços mais compactos de pensados de acordo com os critérios de eficiência energética e economia de água.

Além disso, existe a possibilidade de uso de materiais reciclados na composição dos seus elementos e a construção gera muitos menos entulhos no processo construtivo ou podendo até mesmo serem transportadas e terem outro uso sem que seja necessário demolir toda a edificação.

Desvantagens

  • Dificuldade para encontrar mão de obra

            As construções modulares exigem uma mão de obra especializada e mais treina que a construção tradicional devido as técnicas de construção os equipamentos e máquinas especiais, isso pode prejudicar esse tipo de edificação principal em regiões menos industrializadas.

  • Necessidade de um volume mínimo

            Outra desvantagem é a necessidade de comprar um volume mínimo. Isso acontece porque a principal vantagem da construção modular é produção dos módulos na indústria em grande quantidade, o que gera velocidade e redução de custos.

Quando a quantidade de módulos é muito pequena, isso pode inviabilizar o projeto devido ao custo de produção e transporte não ter um bom custo-benefício para aquela necessidade específica.

Isso não é uma regra, cada caso tem suas particularidades e é necessário fazer uma análise mais detalhada de custo-benefício para metodologias construtivas diferenciadas.

Como está a construção modular no brasil e no mundo

A construção modular na está presente no contexto brasileiro há quase 20 anos. Sua utilização aqui no Brasil é muito comum na construção de postos de saúde.

Durante a pandemia de Covid-19 alguns hospitais foram construídos em tempo recorde para as construções brasileiras utilizando os sistemas modulares.

No Rio de Janeiro as construções modulares também foram usadas para a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora em comunidades.

Como existe a necessidade de ocupação rápida nessas regiões, as metodologias construtivas tradicionais não eram convenientes.

Apesar de estar presente no Brasil há quase 20 anos, ainda existem diversos obstáculos para a adoção das construções modulares no Brasil em grande escala.

Alguns obstáculos são:

– Consolidação dos modelos tradicionais, resultando em resistência a implantação de novas metodologias. Além disso, existem conflitos de interesses no mercado da construção civil;

–  Apesar do menor custo com matéria prima e mão de obra nas construções modulares, os com custos com tributos no país acabam favorecendo a implantação de construções tradicionais.

– Existem dificuldades em logística e infraestrutura em várias regiões do país que acabam inviabilizando a implantação das edificações modulares.

– A construção modular está intimamente ligada ao uso da metodologia BIM, que ainda está em processo de implantação no país.

Referências:

Figura 1 – Disponível em: < https://domodular.com.br/2021/05/30/porque-devo-realizar-meu-empreendimento-com-construcao-modular/>;

Figura 2 – Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51354870>;

Oliveira, Paulo. Benefícios e vantagens da construção modular

Oliveira, Paulo. Construção Modular: uma visão sobre conceitos, sistemas construtivos e barreiras à industrialização da construção

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso