inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Aumente o seu Desempenho na Engenharia com essas Dicas

 “ A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo.”

Peter Drucker

Figura 1 – Engenheiro de Alto Desempenho.

Bem, tudo se inicia com um organismo vivo, com um ser humano, um indivíduo racional que luta todos os dias pela sobrevivência de sua família, seja procurando por alimentos, por água potável ou por materiais em lugares distantes, como na região africana ou em um confortável escritório liderando uma equipe de mão de obra qualificada.

Como sobreviver a esse caos diário que é a mistura da nossa vida profissional e pessoal em uma panela de alta pressão? Será que você está no seu emprego dos sonhos? Acha que está conseguindo dar atenção aos seus filhos e cônjuges da maneira que gostaria? E a liderança das equipes, como está? Pois é, esses são alguns dos conflitos diários enfrentados por todas as pessoas. Sim, TODOS enfrentam esse tipo de desafios e almejam ter um ótimo emprego, o qual irá proporcionar uma saúde financeira às respectivas famílias.

Há uma clara mudança em curso no quesito trabalho, principalmente nos últimos anos, as pessoas estão se importando mais com o tempo passado com os familiares: o surgimento de trabalhos com meio expediente para ter o outro totalmente livre para conviver com os filhos. A rotina de trabalho realizada à distância (o famoso “home office”) é outro exemplo dessa linha de raciocínio.

Portanto, é de suma importância (para alcançar os objetivos) saber o que fazer no seu dia a dia, como se portar em um emprego, ter um currículo perfeito, conhecer as suas forças e valores, ter uma marca pessoal forte e consolidada, possuir uma mentalidade de fundador da empresa e ter uma vida particular gratificante!!!

O INOVA CIVIL irá se aventurar um pouco nessas áreas, desbravando os terrenos muitas vezes desconhecidos. Espero que você goste dessa viagem conosco.

FORÇAS E VALORES DO INDIVÍDUO

 Um dos segredos do sucesso é gerir a si próprio. Como assim?! Você terá que conhecer as áreas cujo seu potencial é imenso e nas quais a sua habilidade ainda não se desenvolveu. O diferencial do século da informação (Século XXI) é o eterno desenvolvimento.

Tudo está acontecendo muito rápido, raramente as empresas duram mais de 30 anos no mercado! Afinal, a concorrência, bem mais ágil e tecnologicamente desenvolvida, “engole” as antigas e lentas.

Logo, é bem provável que os trabalhadores dos dias atuais terão mais de um emprego, graças também ao envelhecimento da população e às mudanças em todos os planos de previdências mundiais que obrigarão os diversos trabalhadores a continuarem trabalhando para subsistirem.

Devido às essas mudanças rápidas e constantes, os profissionais terão que ter uma gama de habilidades que antes não eram necessárias, por exemplo, um agricultor tinha o futuro bem definido, pois era uma rotina transmitida por gerações ( o pai trabalhou a vida toda no ofício, e, provavelmente, o avô também, Figura 2). Ou seja, bem diferente dos dias atuais, em que as expressivas parcelas da população coexistem nas cidades atrás dos seus sonhos e desejos em um mundo caótico.

Figura 2 – Qualificação da mão de obra ao longo dos anos.

O feedback surgiu justamente com esse intuito: proporcionar uma análise dos funcionários de forma a explicitar os pontos fortes e os que deverão ser melhorados. A partir desses feedbacks de terceiros e particulares (Sim, cada um deverá meditar sobre as suas qualidades e defeitos), as pessoas poderão gerir um plano para conseguir melhorar os seus índices nos relatórios de desempenho.

Obviamente, todos deverão ter a humildade necessária para mudanças e melhorias, pois haverá pontos negativos a serem desenvolvidos, então não adianta nada ter uma lista e um plano acerca do que fazer senão tiver a vontade de corrigir os maus hábitos.

Ao contrário dos que muitos pensam: “Eu vou me esforçar ao máximo nessa área da engenharia para sair da mediocridade para a excelência”, o caminho correto é se dedicar em transformar um desempenho excelente para um excepcional. É muito mais fácil!! Melhore em determinadas áreas até conseguir um desempenho razoável e se dedique ao máximo nas áreas as quais você julga realizar de forma excelente e que lhe faz feliz.

Na engenharia, muitas pessoas têm afinidade com a área de edificações, faltando só apenas alguns detalhes para tornar-se um profissional de nível de excelência, porém desistem de praticamente tudo para tentar transformar conhecimentos básicos da área de engenharia de tráfego em nível de excelência, será que gastarão mais energia e tempo em algo realmente que valerá a pena?? Não seria melhor completar o ciclo de excelência em uma área já conhecida?! Vale a pena pensar sobre isso!

Outra vertente a ser pensada: PERSONALIDADE. Alguns traços da sua personalidade são definidos desde o nascimento e outras adquiridas com o tempo por meio da educação. Existem milhares de pessoas que não aceitam opiniões dos outros, já que são vaidosas e pensam que há certo grau de inveja nos comentários de feedback. Ledo engano, afinal, vivemos em uma comunidade, a qual cada um tem a sua opinião e deverá respeitar a do outro. Não adianta afirmar que nasceu de certa forma imutável e não há margem para as transformações de personalidade, como então você irá melhorar os seus pontos fracos?!

Figura 3 – Valores Empresariais.

A última dica desse tópico é referente aos VALORES (Figura 3). Assim como as organizações, os seres humanos também possuem o seu código de conduta, por exemplo, prezam pelo comprometimento, ética e religiosidade. Então, procure as organizações que se encaixam com a sua forma de pensar, de outro modo, haverá apenas frustrações. Imagine alguém que preza pela a sustentabilidade e bem estar da natureza trabalhando em uma usina de carvão, com certeza, há, no mínimo, uma divergência de valores.

Com todos esses dados, as pessoas poderão saber o local ideal para trabalhar, algum que o encaixe como uma “luva”, que o ajude a evoluir constantemente e que lhe faça feliz!

E isso não será alcançado logo no começo da carreira, até porque vamos aprendendo os nossos pontos fortes e fracos à medida do passar dos anos. Um conselho: mantenha a cabeça erguida e seja uma esponja na empresa. Sugue todo o conhecimento que conseguir e esteja preparado que a oportunidade irá aparecer!

 

 

MARCA PESSOAL (PERSONAL BRANDING)

Figura 4 – Marketing Pessoal.

Na vida profissional, todos já perceberam profissionais brilhantes em carreiras perfeitas, as quais sempre dão tudo certo, não é mesmo?! Parece que tudo conspira a favor: aquela meta alcançada, a venda concluída e a promoção tão aguardada e invejada pelos companheiros!!! Na contramão de tudo isso, há os profissionais que estão EMPACADOS! Tudo dando errado: o chefe está colado nele, as chances parecem escorrer por entres os dedos, a empresa não reconhece as madrugadas passadas para entregar aquele relatório de desempenho do setor e tantas outras coisas.

Será isso SORTE? A gestão da sua marca pessoal (Figura 4) não poderia aumentar as chances de sucesso?! Vamos descobrir!

Óbvio que a sorte ajuda muito, isso é inegável, porém esse empurrão só chega para quem trabalha e está preparado para resolver os desafios e os problemas diários.

Figura 5 – Motivação constante na busca dos seus sonhos.

Invés de contar com a sorte, o funcionário deveria tomar as rédeas de sua vida e parar de reclamar, porque, afinal, sempre haverá algo dando errado principalmente depois de várias tentativas infrutíferas de encontrar um motivo ou razão para aquele momento da vida.

 

Sempre haverá uma crise, um chefe chato, uma equipe pouco coesa e outros fatores que aparecerão no meio do caminho de cada um. Tente colocar na cabeça que você deverá todo dia acordar com sangue nos olhos e faca nos dentes para enfrentar os desafios dando o melhor de si (Figura 5).

MORAL DA HISTÓRIA

Portanto, o indivíduo é a engrenagem de todo um sistema complexo, já que cada um tem diferentes anseios, desejos e necessidades. Cabe a ele a busca da felicidade a todo custo seja por meio de empreendedorismo ou serviço público ou emprego em uma multinacional.

Lembre-se de encontrar uma empresa que compartilhe a sua forma de pensar e ser, afinal, a sua felicidade é importante em todos os lugares em que você vive (inclusive no TRABALHO!!).

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso