inova logo branca
igor pinheiro ceo

Igor Pinheiro

C.E.O da Inova Civil
Ativo 17

Descubra Tudo Sobre Asfalto Permeável

      As enchentes e as tragédias causadas por elas são um problema muito comum no Brasil, todos os anos no período chuvoso as notícias de alagamentos se espalham pelos jornais de todo o país. A questão é que acontecimentos comuns como esses podem ser prevenidos de diversas formas, uma das formas de amenizar o problema é a utilização do asfalto permeável, uma inovação que, no Brasil, foi desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo) para ajudar na drenagem.

  • O asfalto permeável

       O asfalto permeável possui uma composição parecida com a do convencional, também sendo derivado do petróleo, a grande diferença entre ele é que o permeável (também chamado de asfalto poroso) possui espaços vazios em sua estrutura, esses espaços vazios permitem que a água o atravesse.

      O sistema consiste basicamente de uma camada desse revestimento asfáltico poroso, abaixo dele uma grossa camada de um material que possui uma alta porosidade como brita fina. Também é colocado um tipo de cano perfurado para que a água que infiltra pelas camadas entre nesse duto e seja direcionada para o local desejado, que pode ser um curso de água natural (o mais comum) ou mesmo para centrais de armazenamento.

Figura 2 – Sistema do asfalto permeável.

       O asfalto permeável desenvolvido na USP possui esse sistema que é semelhante ao utilizado em diversos outros países como Japão, Bélgica, Alemanha e EUA. O experimento foi realizado em um estacionamento da escola politécnica da universidade, foram colocados dois tipos de pavimento um com placas de concreto e outro com o asfalto comum misturado com aditivos que geram os espaços vazios. Abaixo do pavimento foi colocada uma camada de 35 cm de brita, responsável por reter a água por mais tempo. Além disso, foi adicionado ao lado do asfalto poroso um espaço semelhante a uma caixa d’água que armazena toda a água absorvida pelo pavimento, com isso é possível relacionar a quantidade de chuva e a quantidade de água que foi absorvida e, futuramente, realizar experimentos futuros para testar a qualidade da água absorvida e a possibilidade de reutilização.

       Esse experimento constatou que o asfalto poroso conseguiu absorver quase 100% da água da chuva nos meses analisados e que ele é uma ótima opção para ser utilizados em estacionamentos, calçadas e outros locais em que não tenha grande tráfego. Os próximos passos é buscar possibilidades de utilizar essa tecnologia em ruas ou locais com um tráfego maior e reutilização da água que é absorvida.

  • Vantagem e desvantagem

       Esse tipo de asfalto possui o grande benefício de auxiliar no controle de enchentes. A quantidade de asfalto comum nas grandes cidades brasileiras é muito grande e isso faz com que o solo perca a sua capacidade de retenção de água, nesses casos, quando o sistema de drenagem funciona perfeitamente a água é rapidamente direcionada aos rios e córregos causando enchentes, pois um grande volume de água é transportado em pouco tempo. Mas o caso mais comum é que os sistemas de drenagem estejam congestionados ou entupidos, impedindo que a água vá para esses rios e córregos causando alagamentos nas ruas. O asfalto permeável consegue absorver grande parte da água fazendo com que ela fique retida por mais tempo possibilitando um fluxo menor nos cursos hídricos que recebem a água da chuva evitando enchentes e diminuindo os alagamentos por conseguir absorver boa parte da água. O problema com esse tipo de pavimento é que ele ainda não pode ser utilizado em regiões com um tráfego elevado pois a sua resistência é baixa e possui um custo mais elevado (cerca de 25%) que o convencional.

 

[yotuwp type=”videos” id=”o8Os_U0CwIM” player=”cc_load_policy=0&iv_load_policy=3″]

 

Referências 

Figura 2 – Disponível em: < http://www.ilpopulista.it/news/15-Ottobre-2018/29659/serve-l-asfalto-drenante-sulle-autostrade-siciliane.html >.

Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Asfalto permeável acaba com enchentes e contaminação do mar. Disponível em: < http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/614-asfalto-permeavel-acaba-com-enchentes-e-contaminacao-do-mar >.

O eco. Asfalto permeável. Disponível em: < https://www.oeco.org.br/colunas/ecocidades/23759-asfalto-permeavel/ >.

 

Siga nossas redes sociais:
logo cinza inova
Todos os direitos reservados® – Inova Civil Plataforma Educacional | CNPJ 22.371.237/0001-11
Políticas de Privacidade & Termos de Uso